Reggae, rasta, hemp e o famoso jargão “no problem” estão presentes no dia-a-dia dos jamaicanos e no de alguns turistas também.. pelo menos durante sua passagem pela Jamaica.
Janeiro 2016, desembarcamos na Baia de Ocho Rios e já havíamos reservado com uma agência local o passeio para visitar Nine Miles, a vila onde nasceu e viveu Bob Marley. É também lá que encontram-se seus restos mortais. Não somos fãs do Bob Marley, mas gostamos muito de algumas músicas, e como tivemos essa oportunidade de passar pela Jamaica, não poderíamos perder a chance. Pra chegar lá é bem puxado! O lugar é bem longe. O vilarejo fica no alto de uma montanha, a estrada é super estreita. Foi muita adrenalina! Não bastasse andar na mão inglesa, nas curvas os motoristas dos carros simplesmente buzinam pra ver se vem outro carro do outro lado e se jogam na pista oposta. E lá em baixo, precipícios de fazer medo!
O local de visitação é bem agradável, incompatível com as estradas estreitas e vilarejos pelos quais passamos. No fim, vale muito a pena, a energia é incrível.
Para aqueles que curtem fumar a erva, este é um ótimo local. Pode-se se comprar e fumar livremente. Como não é nossa praia, ficamos apenas de expectadores. Essas 3 senhoras ao fundo caíram dentro. Cada charutão era vendido por 20 dólares. digo charutão porque se tratava de um cigarro equivalente a 2 polegares meus. Os vendedores ofereciam ainda uma visitação à plantação. O guia falou que era por nossa conta… entao prefirimos deixar pra lá 🙂 .
O guia ficou um ouco preocupado com as coroas, pois não sabia se estávam acostumadas… a todo instante insistia em dizer ” If you are not a Pro (or Bro) take it slow” . Nao sabemos se era “pro” ou “bro”. Em tradução livre seria algo como, se voce não está acostumado, vá devagar. 
A casinha ao fundo é a residencia original onde por alguns anos viveu Bob Marley. Mesmo após o sucesso ele costumava vir aqui e muitas músicas famosas foram compostas por aqui.
Mont Zion, que aparece em algumas de suas músicas
Algumas homenagens de fãs.
Vistas constantes dos precipícios à beira da estrada
Estradinha sinuosa que conduziu nos a Nine Miles
Terra do Bob Marley
Fim de tarde na praia e Camille contemplando nosso cruzeiro, Norwegian Spirit



