Cartagena das Índias

Já estamos com as malas prontas para nosso próximo rolé!

Agora é segurar a ansiedade e aguardar o horário do voo. Mais uma vez nos encaminhamos para o Caribe, porém dessa vez um caribe com mais história do que nunca. Cartagena, ai vamos nós!

Cartagena

Depois de 7 horas de viagem aqui estamos nós, mais uma vez no aeroporto do Panamá.

Conexão em PTY, Panamá: Sempre que passo por aqui não consigo entender como um país tão pequeno possui um aeroporto tão bem cuidado e nós no Brasil com aqueles aeroportos minúsculo e sem graça.

A área de free shopping aqui é enorme e cheia de opções de compras. Demos um rolé pelas lojas, mas com esse dólar caro não compramos nada.
Agora é esperar mais um pouco para nosso embarque

Cidade Murada – Cartagena das Índias

Finalmente, 26 de maio de 2016, cá estamos. Deixamos nossas poucas coisas no hotel e partimos para explorar a cidade murada de Cartagena.

Ficamos no Hotel San Felipe Plaza, que fica bem no Parque Centenário, super central e uma ótima localização para quem não quer perder tempo com deslocamentos para os principais pontos turísticos. É um hotel super simples, antigo, mas achamos um ótimo custo/benefício.

A “Ciudad Amurallada” é impressionante!
Cartagena é uma das cidades coloniais mais antigas. Fundada em 1533, foi um importante porto comercial, o que a tornou desde o início muito visada por piratas e estrangeiros que queriam toma-lá. Para evitar invasões, o Rei Filipe II ordenou a construção de uma grande muralha ao redor do que hoje conhecemos como cidade murada de Cartagena.

Visão de parte da cidade de cima da muralha.

Visão de parte da cidade de cima da muralha.

Torre do relógio: Uma das entradas da muralha.

Torre do relógio: Uma das entradas da muralha.

Muitas das construções ao redor do muro foram totalmente preservadas, cada rua tem vida, história própria e várias casas e construções coloniais, muita cor.

Sacadas de madeira no estilo espanhol.

Sacadas de madeira no estilo espanhol – quanto maior e mais imponente a sacada, mais rica era a família. Além disso, uma pequena curiosidade sobre lendas de Cartagena: a telha pontuda no canto dos telhados. Diz a lenda que era para afastar as bruxas da cidade, já que elas poderiam se espetar ali quando voassem em suas vassouras.

Uma parte da muralha foi destruída ao longo do tempo, mas ainda é possível caminhar ao longo dos 11 quilômetros que permanecem bem conservados e é fácil se perder por suas ruelas.

Não somos as melhores referências para falar sobre as culinárias locais (o copo do subway na última foto acima já dá essa dica). Como diz um amigo nosso, temos paladar de criança. Se for picante, amargo, estranho, feio e bobo a gente não quer nem experimentar. Mas o mesmo não ocorre quando o assunto é doce. Estamos sempre à caça das melhores guloseimas doces dos locais que vamos. Em Cartagena, uma dica boa: Gelateria Paradiso, na esquina da Carrera 5 com a Calle 36.

Gelateria Paradiso

Gelateria Paradiso

As ilhas do Caribe

Há diversas ilhas perto de Cartagena que não deixam a desejar às paisagens de águas cristalinas comumente associadas ao mar caribenho. As ilhas colombianas são uma boa oportunidade de conhecer este belo mar, pagando menos. Caribe barato!

As ilhas mais famosas estão no arquipélogo das Ilhas do Rosário, formada por mais de 27 ilhas, sendo as mais conhecidas Isla del Pirata – uma ilha pequena, privada, com muitas pedras na beira e mar cristalino-; Isla del Encanto – também privada, oferece mais estrutura que a anterior, porém tem águas menos cristalinas -; Isla Grande – como o próprio nome já diz, esta é uma ilha maior, que abriga diversos hotéis – e  Isla Barú – onde fica a famosa Praia Branca, que não é uma praia privada, portanto, é muito mais movimentada, mais suja, há mais vendedores (de artesanato e massagens) abordando turistas e menos estrutura.

Essa questão dos vendedores pode ser realmente incômoda. Até mesmo nas ilhas privadas há vendedores e eles são bastante insistentes.

Nós optamos pela Ilha Grande, onde ficamos no Hotel San Pedro de Majagua e descrevemos no próximo post.

Castillo de San Felipe

De volta à Cartagena, ainda tínhamos um destino importante a visitar, o Castillo de San Felipe.

DSC_0360

Fomos a pé, caminhando pelas ruas de trânsito caótico e tenso, onde o buzinaço alto e constante dão a tônica do lugar.

Fomos a pé, caminhando pelas ruas de trânsito caótico e tenso, onde o buzinaço alto e constante dão a tônica do lugar.

Os ônibus são uma atração a parte, tão chamativamente decorados quanto antigos.

Os ônibus são uma atração a parte, tão chamativamente decorados quanto antigos.

O castelo é imponente e possibilita vislumbrar toda a cidade de Cartagena.

Passeamos por todo o castelo.

Pra finalizar nossa viagem, Hard Rock Cafe Cartagena!

Pra finalizar nossa viagem, Hard Rock Cafe Cartagena!

Em geral os preços por lá são bem em conta, o clima é muito quente, e não há restrições sobre quando ir pra lá. De agosto a novembro costuma ser mais chuvoso e é considerado baixa temporada, mas ainda que com chuva, é quente.

6 comentários sobre “Cartagena das Índias

    1. flavioscosta

      Que legal Solonel. Vou visitar o seu blog!
      Nosso objetivo não é comercial. Gostamos de compartilhar nossas experiências, até mesmo como uma maneira de registramos o que sentimos e vivemos em outros lugares. E compartilhar essas sensações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *