01/02/2015
O frio que pegamos em Toulon nos perseguiu até Marselha, nosso último porto antes de retornarmos à Espanha. Ficamos maravilhados com a cidade. Apesar de muita coisa fechada, por ser domingo, conseguimos apreciar as belezas históricas e naturais da cidade, que muito tem a oferecer e é de graça.
Fizemos inicialmente um passeio curto pela Opéra, regiáo próxima ao porto. Almoçamos por lá e em seguida subimos a pé mesmo para a Basilique Notre-Dame de la Garde. A subida foi meio puxadinha, mas foi ótima pra dar uma esquentada, pois o frio estava muito intenso. Além disso, valeu muito a pena, né Lu? (uma brincadeirinha nossa durante toda a viagem).
Notre Dame de la Garde (literalmente Nossa Senhora da Guarda ) , é uma basílica católica. A igreja Neo- bizantina foi construída sobre as fundações de um antigo forte localizados no ponto mais alto em Marselha.
A basílica é composta por uma igreja mais baixa, ou cripta, em estilo românico esculpido na rocha, e por uma igreja superior do estilo Neo-bizantino decorado com mosaicos. Uma torre de sino quadrado que suporta uma estátua da Madonna dourada. Uma extensa restauração ocorreu entre 2001-2008, incluindo trabalhos sobre os mosaicos que foram danificadas pela fumaça das velas e pelo impacto de balas durante a libertação da França no final da II Guerra Mundial.
A vista lá de cima da Notre Dame é maravilhosa!! E a Basílica em si também.

Chateau d’if: Castelo construído em 1524 com o objetivo de proteger a entrada da cidade, transformado em prisão do Estado no final do século XVI. Foi nela que foi inspirado o Conde de Monte Cristo.
Depois dessa visita, fizemos uma caminhada pela outra cara da cidade. Vimos agora uma cidade oferecendo, além de uma belíssima orla, fortes emoções com esportes radicais como surf, keysurf, windsurf e qualquer outra doideira que se queira praticar com muito vento e muito água… é só ter os instrumentos e coragem!
No dia seguinte acordamos cedo, pois tínhamos uma longa estrada para Barcelona. Mas, como havia uma Decathlon perto do Ibis que estávamos, óbvio que tínhamos que dar mais uma passada lá. Na primeira o Lu se deu bem, comprando um tênis excelente por apenas 15.00. Dessa vez fui eu (Camille). Um casaco bem maneiro pra aguentar aquela friaca toda, por apenas 19.00















