14 de junho
A 120km do friozinho de Todtnau chegamos na brisa do “mar” do Bodensee.
Na verdade, o Lago de Constança (Bodensee) é um lago atravessado pelo rio Reno e situado na fronteira da Alemanha com a Áustria e a Suíça. É o terceiro maior lago da Europa Central, depois do Lago Balaton e do Lago Léman. Uma curiosdade geográfica sobre o lago: Não existe um acordo legal sobre onde passam as fronteiras da Suíça, Alemanha e Áustria no lago. Enquanto que a Suíça mantém a idéia de que a fronteira passa no meio do lago, a Áustria considera que o lago está sujeito ao condomínio de todos os três Estados das suas margens. A Alemanha também mantém uma opinião ambígua. Questões legais relacionadas com a circulação de barcos e pesca são regidas em tratados separados.
Tem várias cidades a partir da entrada do Reno, na margem norte ou direita do lado alemão, banhadas pelas águas do Bodensee. Demos uma passada rápida por algumas dessas cidades, mas a que andamos o maior percurso às margens do lago foi Überlingen.

Uma estátua do escritor alemão Martin Walser usando patins de gelo, enquanto ele monta um cavalo que fica nas caudas de duas sereias reclináveis gigantes em um chafariz. O_o What??!!

Estava rolando o jogo Inglaterra x Itália pelo grupo D da Copa do Mundo de 2014, da qual, by the way, a Alemanha foi campeã. No dia da final já estávamos em casa e vendo de longe a festa rolando no Maraca.
A catedral St. Nikolaus é o maior edifício gótico tardio na região e é um marco da cidade, bem como um emblema de Überlingen. De praticamente todos os pontos do rolé que demos em na cidade podíamos avistá-la.

A bandeira de todos os países que fazem fronteira no Bodensee e mais uma que deve ser de Überlingen (acho :-P)
Nós não havíamos reservado hotel pras 2 noites que rodamos de carro, pois não sabíamos ao certo a rota que faríamos e nem quanto tempo levaríamos em cada lugar. Geralmente a gente encontrar algum lugar qualquer pra dormir, mas nesse esquema aletório, às vezes damos sorte e outras nem tanto. Nesse dia tivemos um pouco de dificuldade pra encontrar um hotel vago, pois estava rolando um feriado prolongado na Alemanha e os hotéis estavam lotados. Rodamos bastante até encontrar uma vaga no Hotel Koenigsaecker, em Friedrichshafen. Só tinha um quarto restante, com uma cama de solteiro e o preço salgadinho: 70 euros, pra dormir apertadinho em uma cama de solteiro. Tá bom.. pelo menos não dormimos no carro e tomamos um cafezinho da manhã no dia seguinte.

Vista do pôr do sol, por volta de 21hrs, do quarto do hotel.
No dia seguinte acordamos cedo e partimos depois do café da manhã direto pro Castelo de Neuschwanstein em Schwangau.












