Os rios de águas cristalinas, cheios de peixes, grutas e cachoeiras belíssimas ficam mais especificamente em Bom Jardim, um pequeno distrito de Nobres, com aproximadamente 500 habitantes. Nobres fica a 120 km de Cuiabá, no Mato Grosso, principal aeroporto para quem for de avião. E fica a cerca de 200 km da Chapada dos Guimarães, outra das diversas chapadas existentes no Brasil e que merece uma (ou muitas) visita.
Escolhemos Nobres como destino para ir no feriado da Consciência Negra, em novembro de 2017. Partimos do RJ na sexta-feira, dia 17, fim do dia e retornamos segunda-feira (feriado) de noite. Assim, curtimos 2 dias inteiros e um quase inteiro. A equipe dessa vez tinha 6 pessoas. Chegamos em Cuiabá de noite e já partimos direto para Nobres, em uma viagem tranquila e rápida.
Dia 1
Nosso primeiro destino em Nobres foi a Cachoeira Serra Azul. Essa cachoeira é, sem dúvida, um espetáculo. Na minha opinião uma das mais bonitas de Mato Grosso e do Brasil. Não pegamos superlotação de pessoas, o que tornou a experiência ainda mais agradável, assim como a temperatura da água, que é quente! Ela fica localizada na Fazenda Refugio Sesc Serra Azul, a 25 km da Vila de Bom Jardim. Sua queda d’água é de aproximadamente 50 metros. Para se ter acesso a cachoeira, é preciso fazer uma caminhada de aproximadamente 800 metros, com dois trechos de escadas irregulares, mas relativamente tranquilo. É obrigatório a contratação de guia.
Na volta da trilha tem uma tirolesa, para quem quiser chegar mais rápido à base.. rsrsrs.
Este dia nós fechamos com um pôs do sol visito da Lagoa das Araras. Ela fica a 3 km de Bom Jardim, local onde havíamos alugado a casa. A lagoa tem um aspecto meio de Pântano, e vegetação ao redor é basicamente Buritis (espécie de palmeira típica da região). Ao morrer, o Buriti acaba perdendo sua copa e seu caule fica oco o que forma um habitat propicio para Araras, Maritacas, Periquitos e outras aves montarem seus ninhos e procriarem. Daí o nome da lagoa 😉.

Diariamente por volta das 17 h as araras fazem sua revoada e esse espetáculo pode ser apreciado paralelamente a um belo pôr do sol.
Dia 2
No segundo dia de Nobres escolhemos fazer um Boia Cross Duto do Quebó. Ele fica no sentido Nobres da MT 241. A distância é em torno de 30 Km do centrinho de Bom Jardim. O passeio para o Reino Encantado e Aquário Encantado está na mesma direção. Por isso conjugamos essas atrações para evitar deslocamentos desnecessários.
O Boia Cross consiste em uma descida de boia pelo Rio Quebó com duração aproximada de 45 min. Além do prazer, por si só, de descer rio abaixo dentro de uma boia, o passeio é apimentado por uma passagem por dentro da Caverna do Cerquinha. São 280 metros de túnel de calcário, totalmente escuro, sendo possível enxergar os morcegos que ali residem somente com a ajuda da lanterna, item que levamos conosco desde o início do descida.
Fechando a descida de boia e aproveitando que o caminho de volta para casa passava pelo Aquário Encantado, lá fomos nós! Esse passeio para o Aquário Encantado é super famoso em Nobres. Para chegar até ele, a caminhada é curta, mas a indicação é usar repelente, porque os mosquitinhos não dão trégua. O colete de flutuação é de uso obrigatório e vai entrando um por vez na água, em uma fila indiana, para evitar alvoroço e que as pessoas encostem no chão ou parede do poço. Tem bastante peixe no lugar e, somado àquela água cristalina ressaltando o tom de azul, rapidamente você entende o porquê ali se chama aquário e o porquê encantado!
Depois daquele tempinho no Aquário, fomos para a Flutuação no Rio Salobra. Demais! O passeio que fizemos teve cerca de 1 km de flutuação. Além daquela sensação deliciosa de flutuar em um rio de água quente, as paisagens e bichos que passavam pela visão complementavam a experiência.
Dia 3
As flutuações em rios de água cristalinas são consideradas as principais atrações de Nobres. E, realmente, vale muito a pena! Portanto, partimos pra outra flutuação. Dessa vez, no Rio Triste, Durante a descida, encontra-se variedades de plantas aquáticas, pedras de formações de calcários em formas abstratas e uma variedade de peixes, cobras e arraias. Tem algumas imagens no vídeo abaixo que exemplificam alguns destes momentos.
Taí outro destino que eu voltaria fácil: Nobres! Comparativamente às outras chapadas, achei as coisas por lá mais caras, mas.. é o preço que se paga para se preservar a Natureza!
Com esse calor do Rio, da vontade de correr para essas cacheiras..
Belo video!
Bom demais! Lindo demais! Quero mais! rsrsrs